2.6.15

Waly Salomão: "Hoje"





HOJE

                                para Chico Alvim


O que menos quero pro meu dia
polidez,boas maneiras.
Por certo,
                 um Professor de Etiquetas
não presenciou o ato em que fui concebido.
Quando nasci, nasci nu,
ignaro da colocação correta dos dois pontos,
do ponto e vírgula,
e, principalmente, das reticências.
(Como toda gente, aliás...)

Hoje só quero ritmo.
Ritmo no falado e no escrito.
Ritmo, veio-central da mina.
Ritmo, espinha-dorsal do corpo e da mente.
Ritmo na espiral da fala e do poema.

Não está prevista a emissão
de nenhuma “Ordem do dia”.
Está prescrito o protocolo da diplomacia.
AGITPROP – Agitação e propaganda:
Ritmo é o que mais quero pro meu dia-a-dia.
Ápice do ápice.

Alguém acha que ritmo jorra fácil,
pronto rebento do espontaneísmo?
Meu ritmo só é ritmo
quando temperado com ironia.
Respingos de modernidade tardia?
E os pingos d’água
dão saltos bruscos do cano da torneira
              e
passam de um ritmo regular
para uma turbulência
               aleatória.

Hoje...



SALOMÃO, Waly. "Hoje". In:_____. "Algaravias". In:_____. Poesia total. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

2 comentários:

léo disse...

Salve Waly!!! Poeta porreta, amigo querido e, como você disse quando foi ao lançamento do meu livro "Força e Beleza", naquele restaurante do Flamengo: "Entre nós existe o Waly". Desde a confusão com o meu nome na revista Ímã, que deixou nosso amigo puto de raiva. Real Grandeza, furico, açaí. Palavras que ele arrebanhou para si. Salve Cícero! E vem mais um livro com CD e show com banda para apimentar o dia a dia...

ADRIANO NUNES disse...

Cicero,


maravilhoso Waly!


Abraço forte,
Adriano Nunes