9.10.10

Curso "Como ler um poema"


A leitura de um poema, mesmo – e sobretudo – quando efetuada em voz baixa ou interior, não se compara com outras experiências de leitura. Não se lê um poema como se lê um artigo de jornal, um ensaio ou um romance, por exemplo. A leitura de um poema deve ser progressiva e regressiva, levando em conta todos os elementos semânticos e sintáticos, formais e materiais, descritivos e alusivos de que ele é composto. Quando não é lido adequadamente, o poema não é fruído como obra de arte, isto é, não é fruído como deve sê-lo. O curso “Como ler um poema” pretende, através de abordagens exemplares de alguns dos maiores poemas da literatura universal e brasileira, indicar como se deve ler um poema para fruí-lo enquanto obra de arte. Será dada maior ênfase à leitura de poemas modernos brasileiros e portugueses.


Temas:

Que é a poesia? A poesia e as outras artes. A poesia e a filosofia. A poesia e o juízo de valor. Poesia clássica e poesia romântica. Os recursos poéticos. Métrica. As formas fixas. Poesia moderna e modernista. O verso livre. O legado da tradição. Poesia de vanguarda. O resguardo. A retaguarda. Poesia contemporânea. A letra de canção.




De 19 a 22 de outubro,
de terça a sexta,
das 20h às 22h


INSCRIÇÕES

Pela internet, telefone ou no local

de segunda a sexta das 9h às 22h
sábados das 10h às 17h

Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426
Pinheiros - São Paulo - SP - Brasil Centro Cultural b_arco

11 3081-6986
contato@obarco.com.br
atendimento online MSN:
atendimentobarco@hotmail.com
http://www.obarco.com.br/

valor: 380,00

pagamentos até 11/out: 300,00

4 comentários:

betina moraes disse...

poeta,


pontos fundamentais do estudo para o entendimento da leitura de um poema.


parabéns pelas escolhas.


divulgarei.

(adorei a arte. de quem é?)

sucesso!


um beijo.

Letícia disse...

Fiz o curso no Rio e digo que foi uma das experiências mais agradáveis que tive. Uma delícia decifrar os caminhos de leitura de um poema, decifrar metáforas, explorar a potência da leitura em voz alta... tudo isso sob a orientação do querido mestre Antonio Cicero!

Um beijo e sucesso com o curso em SP!

Antonio Cicero disse...

Muito obrigado, Letícia!

Beijo

Alcione Domingues disse...

Ueba, faço minha inscrição amanhã mesmo!
Beijo!