Conselho
Sê paciente; espera
que a palavra amadureça
e se desprenda como um fruto
ao passar o vento que a mereça.
De: ANDRADE, Eugénio. "Os amantes sem dinheiro". In: Primeiros poemas / As mãos e os frutos / Os amantes sem dinheiro. Vila Nova do Famalicão: Quasi, 2006, p.66.
9.1.08
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
VIDA DIFÍCIL
O nascimento da obra
na dobra
da toca
da cobra
Sabio poema...
Prezado Antonio Cicero,
Fruta madura deve ser consumida.
A ordem da fruta é ser colhida no tempo certo. Não falo de fruta temporã. Falo da fruta madura. Fruta bem antes adubada. Adubo arcano. Escondido. Falo da frutafotossintizada.
Prezado Antonio Cícero,
Mas quando ouvir o estalo da palavra...
Atirar-se para salvar o fruto.
Jorge Elias
Caro Cicero,
Gostei demais. Lembrei-me até de um e-mail que guardo com carinho aqui comigo. Foi escrito por uma amiga minha enquanto discutíamos nossa faina literária. Olha só que legal. Tem tudo a ver com o que postaste aqui, eu acho.
"Distancie-se de tudo o que fizer. Mantenha-se apaixonada apenas nos primeiro minuto. Depois que o coração bater descompassadamente e atrevido, em busca de um verso ou palavra ilusória que só pra você fará sentido, desarme-se e desanime. Olhe tristemente para o seu texto. Emburreça e empertigue o corpo até sentir-se tão rígida quanto o tronco da árvore mais próxima. Daí sim, deixe vazar o que quer que se lhe seja ou pareça ser poesia." Valéria Freitas.
Um abraço,
Héber Sales
Prezado Antonio,
O poema é lindo e, como quase todo conselho que vai além do bom senso rasteiro do dia-a-dia, inútil. Afinal de contas a prova dos nove é saber até quando esperar, saber reconhecer a madurez da fruta, enfim. Seria um processo de avaliação exclusivamente subjetivo? Mas um poema não precisa responder as perguntas que faz, não é mesmo? Talvez até seja preferível assim. Fica a pergunta, essa dúvida cruel que afeta [ou deveria afetar] quem escreve: acabou o poema agora ou será que faço mais uma revisão? Espero mais um par de dias ou mando para a prensa desse jeito?
Errata
FOTOSSINTETIZADA
Postar um comentário