15.2.20

Adriano Nunes: "Como se faz uma canção"



Quando Adriano Nunes me mostrou o seguinte, belo poema, que escreveu e dedicou ao grande compositor e cantor Péricles Cavalcanti, eu lhe disse que gostaria de postá-lo no blog Acontecimentos. Agradeço-lhe por me ter autorizado a fazê-lo. 


Como se faz uma canção

              para Péricles Cavalcanti

Como se faz uma canção?
Dize-me então!
Será que é com a voz do agora,
Do que em ser mais se comemora?
Será que não?

Como fazer esta canção
Ser a canção de toda hora?
Como tecê-la
Para que não mesmo pareça
Apenas bela?

Como compô-la além da estética,
Sem quaisquer regras,
Ritmos, melodias ou métricas?
Como entregar-me
Todo, espírito, osso e carne?

Vingará canção de verdade?
Como escrevê-la
Sem medo de vir a esquecê-la
Numa gaveta,
Dada ao Olvido? Quem bem sabe?

Como se faz uma canção?
Só saberão
As Musas? Os músicos não?
Como perceber que está feita,
Pronta, perfeita?

Pela letra e sentido à mão?
Como, sem trauma, pô-la à prova
Do público que tudo cobra?
Como dar mil asas a ela,
Para que seja só canção?


Nenhum comentário: