6.6.14

Manuel Bandeira: "Poema só para Jaime Ovalle"





Poema só para Jaime Ovalle

Quando hoje acordei, ainda fazia escuro
(Embora a manhã já estivesse avançada).
Chovia.
Chovia uma triste chuva de resignação
Como contraste e consolo ao calor tempestuoso da noite.
Então me levantei,
Bebi o café que eu mesmo preparei,
Depois me deitei novamente, acendi um cigarro e fiquei pensando...
- Humildemente pensando na vida e nas mulheres que amei.



BANDEIRA, Manuel. "Belo belo". In:_____. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1967.

13 comentários:

Unknown disse...

Figura singular era esse Jayme Ovalle. Poeta dos poemas escritos em inglês, inspirador de tantos poemas... Queria ter conhecido!

Anônimo disse...

Quando morreu Ovalle, Bandeira escreveu:"Vi com prazer/ Que um dia afinal seremos vizinhos/ Conversaremos longamente/ De sepultura a sepultura/ No silêncio das madrugadas/ Quando o orvalho pingar sem ruído." Ana

Anônimo disse...

Belo poema do Manuel Bandeira !!!!!!!!!

Unknown disse...

Muito adecuada essa sua comentaria sobre Jaime Ovalle.
Tambem eu admiro O como escritor

Anônimo disse...

que legal este poema

Unknown disse...

Quer ótimo poema

Unknown disse...

Ôtimo poema.queria saber sobre que o poema fala,podeira me falar?

Antonio Cicero disse...

Ovalle foi dos maiores amigos de Bandeira.

O valor do poema está exatamente em mostrar o aspecto poético da vida cotidiana, através da imaginação da vida cotidiana de Ovalle.

Unknown disse...

Os ternos em destaques classificam se como advérbios?

Antonio Cicero disse...

A que "termos em destaque" você se refere?

rita viana disse...

o poema fala de solidão, todas as forrmas verbais estão na primeira pessoa do singular.

Anônimo disse...

O poema diz muito sobre solidão, uma realidade de todos nós! E como esse sentimento nos perturba, ainda mais em tempos de quarentena!

Anônimo disse...

O poema representa a tristeza de quando estamos só no mundo,ou seja, retrata uma visão da
solidão.