22.3.21

Antonio Cicero: "O Livro de Sombras de Luciano Figueiredo"

 



O livro de sombras de Luciano Figueiredo

 

1

 

Para onde vou, de onde vim?

Não sei se me acho ou me extravio.

Ariadne não fia o seu fio

à frente, mas sim atrás de mim.

Não será a saída um desvio

e o caminho o verdadeiro fim ?

 

2

 

Não é hora de regressos

Não é hora

 

3

 

É certo que me perco em sombras

e que, isolado em minha ilha,

já não me atingem as notícias

dos jornais a falar de bolsas,

modas, cidades que soçobram,

crimes, imitações da vida

ou da morte televisiva,

quadrilhas, teias penelópicas

de horrores ou de maravilhas

que dia a dia se desfiam

e fiam sem princípio ou fim

novíssimas novas artísticas,

científicas, estatísticas...

 

E há na noite quente um jasmim.

 

4

 

É aqui, mais real que as notícias, na própria

matéria, na dobradura de uma folha

em que se refolha este meu coração

babilônico, na configuração

da mancha gráfica sobre a tessitura

do papel tensionado, ou onde se apura

o lusco- fusco produzido por linhas

e entrelinhas, entre o preto e o branco e o cinza,

onde cada ideia, cada ponto e vírgula

dos trabalhos e das noites se confunde

com miríades de pontos de retícula

e meios-tons de clichês, entre o passado

que jamais está passado e alguns volumes,

linhas e planos apenas esboçados,

que súbito os elementos mais dispersos

se articulam, claro-escuro filme negro,

entre a pura matemática, o acaso

e a arte (esta árvore já foi vestido

de mulher) onde o delírio é mais preciso,

transparece o meu jornal imaginário.

 

5

 

Para onde vou, de onde vim?

Não sei se me acho ou me extravio.

Ariadne não fia o seu fio

à frente, mas sim atrás de mim.

Não será a saída um desvio

E o caminho o verdadeiro fim?






CICERO, Antonio. "O Livro de Sombras de Luciano Figueiredo". In:_____. Porventura. Rio de Janeiro: Record, 2012.






 









Nenhum comentário: