29.7.09

Eucanaã Ferraz: Curso no POP: "Bandeira, Drummond, Vinícius, Cabral: Poesia brasileira em quatro tempos"

.






Curso iniciando no dia 05 de agosto
Inscrições pelo tel. (21) 2286-3299 ou pelo site
www.polodepensamento.com.br

Propondo como principal exercício a leitura interpretativa de poemas, o curso investigará as principais vertentes, temas e procedimentos formais que definem as obras de quatro grandes poetas: Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes e João Cabral de Melo Neto. Da vasta fortuna crítica desses autores, serão enfocadas algumas abordagens consideradas essenciais para uma visão de conjunto ou para o entendimento de determinados aspectos.

4 aulas às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30

05 de agosto
Manuel Bandeira – Os primeiros livros e a estética neo-simbolista. O diálogo com os vanguardistas de 22, especialmente Mário de Andrade e Oswald de Andrade. A infância como fonte de poesia. A simplicidade e o acabamento formal. A busca do essencial.

12 de agosto
Carlos Drummond de Andrade – Da inadaptação do sujeito poético à dimensão político-social de A rosa do povo. A emoção e seu contraponto: o humour. Minas e a “viagem na família”. Experimentação e metalinguagem. O amor, o erotismo, a grande cidade.

19 de agosto
Vinicius de Moraes – Os primeiros livros: religiosidade e transcendência mística. A busca por uma poesia terrena e solidária. Do verso-livre à metrificação e ao soneto. O amor e a mulher - do poema à cancão. Outros Vinicius: a morte e o grotesco.

26 de agosto
João Cabral de Melo Neto – do surrealismo à engenharia. Lirismo e antilirismo. As relações entre a poesia e a arquitetura moderna: máquinas de comover. Poesia e sociedade. Paisagens: Pernambuco e Sevilha.

Eucanaã Ferraz é professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde se doutorou. Organizou, entre outros, de Caetano Veloso, Letra Só (2002) e O mundo não é chato, de Vinicius de Moraes, Poesia completa e prosa (2004) e a antologia Veneno antimonotonia (2005). Também é poeta, e publicou, entre outros títulos, Desassombro (2001), Rua do mundo (2004) e Cinemateca (2008).


POP-Pólo de Pensamento Contemporâneo
Rua Conde Afonso Celso, 103 - Jardim Botânico - CEP 22461-060
Tel. (21) 2286-3299 e 2286-3682

O POP - Polo de Pensamento Contemporâneo é um espaço de estudos, discussão e convívio, onde se realizam cursos, oficinas, palestras e eventos culturais.

3 comentários:

paulinho disse...

ai ai ai ai,

eu vou ter que fazer este curso! tão pertinho de casa, com o eucanaã ferraz...

pôxa, cicero, valeu a divulgação!

beijo!

Antonio Cicero disse...

Filipa,

não tenho como emendar. Se você mandar de novo o poema, corrigido, eu o publico e apago o original.

Beijo,
ACicero

Anônimo disse...

ai ai ai ai, digo eu!

soneto pop

fosse esse rio nesta margem
que eu ignorava o meu afã
- ou incrementava a voltagem -
e fazia o curso do eucanaã

descodificada a paisagem
e prolongado o horário
adicionava à viagem
o curso sobre documentário

acusariam de vadiagem
este meu fazer do pop morada
mas com esse rio e esta margem
isso não importaria nada

esse o rio e na margem lisboa:
pastel-de-nata, suco de acerola


bj!
F