14.12.08

A autonomia da arte

O seguinte artigo foi publicado na minha coluna da "Ilustrada", da Folha de São Paulo, sábado, 13 de dezembro:


A autonomia da arte

Lançado neste ano no Brasil, o livro de Peter Bürger "Teoria da Vanguarda" (Cosac Naify) afirma que o conceito de autonomia da arte não passa de uma categoria ideológica burguesa. Segundo ele, é a separação relativa na sociedade burguesa entre, por um lado, a obra de arte, e, por outro lado, a prática da vida, que favorece a extrapolação para a idéia errônea de que a obra de arte é totalmente independente da sociedade.

Na verdade, são o esteticismo e o formalismo que defendem a independência total da arte em relação à sociedade. Bürger comete o equívoco de confundir a tese da autonomia da arte com o esteticismo ou o formalismo. Por ser um equívoco comum, parece-me importante tentar dissipá-lo.

A fonte do conceito de autonomia da arte é o pensamento estético de Kant. Pois é numa formulação kantiana que está também a origem do equívoco em questão. É que Kant fala da apreciação estética como independente de todo interesse. Isso é comumente interpretado como se significasse que a apreciação estética fosse puramente formal, desprezando conteúdo ou significado.

O que o desinteresse e a autonomia realmente significam, porém, é que aquilo que é objeto de apreciação estética não tem, enquanto tal, nenhuma função prática, moral ou cognitiva. Ora, consideramos que aquilo que não tem função prática, moral ou cognitiva simplesmente não serve para nada.

Sendo assim, praticamente tudo o que fazemos na vida é o oposto da apreciação estética, pois praticamente tudo o que fazemos serve para alguma coisa, ainda que apenas para satisfazer um desejo. Praticamente nada do que fazemos vale, portanto, por si. A própria linguagem funciona como um instrumento através do qual classificamos, isto é, seccionamos o mundo em objetos, para melhor conhecê-lo e usá-lo.

Enquanto objeto de apreciação estética, uma coisa não obedece a essa razão instrumental: enquanto tal, ela não serve para nada, ela vale por si. Assim são as obras de arte tomadas enquanto obras de arte. As hierarquias que entram em jogo nas coisas que obedecem à razão instrumental, isto é, nas coisas de que nos servimos, não entram em jogo nas obras de arte tomadas enquanto tais.

Um retrato numa carteira de identidade serve para identificar seu portador. Um retrato feito por artista como Manet, por exemplo, na medida em que é apreciado esteticamente, jamais tem esse sentido. A identidade do retratado pode até ter alguma relevância, mas não mais do que as demais figuras, o fundo, a luz, a sombra, a composição, os planos, as formas, as linhas, as cores, o tom do quadro, a maneira de todas essas coisas se relacionarem etc. A matéria (tela e tinta) não é menos importante do que as formas; estas não são menos importantes do que o motivo; este não é menos importante do que a identidade do retratado etc. Tudo é relevante; e nenhuma coisa é automaticamente mais relevante que outra. É sem nenhum fim ulterior que a obra de arte mobiliza de maneiras surpreendentes as nossas faculdades, o nosso intelecto, a nossa imaginação e sensibilidade.

Tudo – matérias, formas, significantes, significados –, tudo é relevante para a apreciação estética de uma obra de arte. Ao ler um poema de Brecht, por exemplo, não ponho entre parênteses a política, tal como nele se manifesta; entretanto, a política se converte em apenas um dos elementos através dos quais o julgo: e ela é mediatizada por todos os demais elementos da obra, que, por sua vez, são por ela mediatizados. É nisso que consiste a apreciação estética de uma obra. Isso nada tem a ver com o formalismo ou o esteticismo, pois, longe de excluir qualquer conteúdo social, inclui todos eles.

Na arte, o conteúdo é forma e a forma é conteúdo, e tudo é matéria e tudo é pensamento. Voltando ao quadro de Manet, no final ele não é sobre o retratado, embora o retratado faça parte de tudo o que o quadro é. No fundo, não é o quadro que é sobre coisa alguma: ao contrário, o quadro é aquilo sobre o qual nós pensaremos e falaremos. Longe de existir para falar sobre um objeto, a obra de arte existe para ser um objeto que valerá por si, de modo que, sem nenhuma finalidade ulterior, isto é, desinteressadamente, teremos prazer de pensar sobre ela, e de pensar sobre ela com todas as nossas faculdades, e até com nossos corpos.

Sendo assim, a luta contra a autonomia da arte tem por fim submeter também a arte à razão instrumental, isto é, tem por fim eliminar também da arte a dimensão em virtude da qual, sem servir para nada, ela vale por si. Trata-se, em suma, da luta pelo empobrecimento do mundo.

7 comentários:

ADRIANO NUNES disse...

CICERO,



"A crítica elevada por ser a forma mais pura de impressão pessoal, a meu ver, em seu gênero, é, a seu modo, mais criadora que a criação, porque tem menos relação com um modelo qualquer exterior a ela mesma e é, na realidade, sua própria razão de existência e, como afirmavam os gregos, um fim em si mesma e para si mesma. Na verdade, não se encontra nunca aprisionada pelas cadeias da verossimilhança. Essas vis considerações de probabilidade, essa covarde concessão aos enfadonhos ensaios de vida doméstica ou pública, nunca a afetam. Pode-se apelar da ficção para o fato. Mas da alma não há apelo." (in Oscar Wilde; Obra Completa; pg. 1130 - o Crítico como Artista; Editora Nova Aguilar;2003)


"Isso quer dizer, ao julgarmos esteticamente uma flor, ou não conhecemos a sua finalidade, ou não a levamos em conta. Kant faz distinção entre a finalidade objetiva externa de um objeto, que é a sua utilidade, e a finalidade objetiva interna, que é a sua perfeição. Ambas pressupõem o conceito do fim do objeto. Ora, para considerarmos bela uma flor, não sabemos nem precisamos saber que tipo de coisa ela deve ser objetivamente, de modo que não a julgamos segundo a sua relativa aproximação a qualquer fim dado: não a consideramos enquanto técnica. Embora, quando a julgamos bela, a flor nos pareça dotada da forma da finalidade,ou,em outras palavras, ela nos pareça ter sido feita de propósito, tal finalidade ou propósito nada tem a ver com qualquer fim extrínseco ao próprio juízo estético: trata-se justamente por isso de uma FINALIDADE SEM FIM." (in Antonio Cicero; Finalidades sem Fim; pg. 198; Editora Companhia das Letras;2005)


Abraço forte!
Adriano Nunes.

Aetano disse...

Excelente, Cicero.

@eta.

Ribamar Carneiro disse...

Cicero,

extremamente contudente.

Abraço

Marcello Jardim disse...

A leitura desse seu texto foi preciosa para mim. Não posso adiar mais a leitura da "Crítica da faculdade do juízo", obrigado!

Anônimo disse...

Desculpe a discordância, mas quem estaria coberto de razão seria justamente Peter Bürger, em termos conceituais e históricos. Rigorosamente, quando se avalia um conceito não deve-se ficar restrito a sua presumida fonte originária, mas aos desdobramentos e assimilação societal no campo de análise. Mas se ficássemos restritos à Kant, ainda assim Burke está correto por vários motivos. A arte é um conceito historicamente localizado; como um ente não transcendental está ontologicamente condicionada pelo meio, inclusive para ser compreendida enquanto tal; por fim, em termos mundanos, Kant não é nada mais que um legítimo representante de uma burguesia ilustrada no século XVIII. A avaliação de Peter Bürger é precisa e pertinente...

Antonio Cicero disse...

Caro anônimo,

Pela sua resposta, vê-se que você não entende nada nem de arte da filosofia de Kant. Sua opinião é a de um legítimo representante de uma pequena burguesia engambelada pelos restos de uma ideologia historicista que se encontra a estrebuchar desde o século passado.

Anônimo disse...

A resposta acima é tipicamente refratária e bem precária. Coincidentemente minha especialidade é justamente Kant, mas não devemos assimilar este ou aquele filósofo como ídolos incontestes. Reitero que a perspectiva da autonomia da arte vinculada no blog é romântica e anacrônica. Creio que dentro da filosofia hodierna ninguém mais utilize tal conceito de forma realmente operativa, apenas como discussão dialética dentro dos filosofemas históricos da estética como disciplina. Apesar de discordar de Peter Bürger em vários pontos, nesta análise específica ele está coberto de razão do ponto de vista histórico, historiográfico e conceitual. Abraços e bons estudos.