tag:blogger.com,1999:blog-4784026675001070232.post4878806235426832294..comments2024-03-15T11:34:24.681-03:00Comments on ACONTECIMENTOS: A autonomia da arteUnknownnoreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-4784026675001070232.post-31960291297149383292017-10-10T11:23:14.816-03:002017-10-10T11:23:14.816-03:00A resposta acima é tipicamente refratária e bem pr...A resposta acima é tipicamente refratária e bem precária. Coincidentemente minha especialidade é justamente Kant, mas não devemos assimilar este ou aquele filósofo como ídolos incontestes. Reitero que a perspectiva da autonomia da arte vinculada no blog é romântica e anacrônica. Creio que dentro da filosofia hodierna ninguém mais utilize tal conceito de forma realmente operativa, apenas como discussão dialética dentro dos filosofemas históricos da estética como disciplina. Apesar de discordar de Peter Bürger em vários pontos, nesta análise específica ele está coberto de razão do ponto de vista histórico, historiográfico e conceitual. Abraços e bons estudos.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4784026675001070232.post-44330350424884368382017-10-08T08:22:29.241-03:002017-10-08T08:22:29.241-03:00Caro anônimo,
Pela sua resposta, vê-se que você n...Caro anônimo,<br /><br />Pela sua resposta, vê-se que você não entende nada nem de arte da filosofia de Kant. Sua opinião é a de um legítimo representante de uma pequena burguesia engambelada pelos restos de uma ideologia historicista que se encontra a estrebuchar desde o século passado. Antonio Cicerohttps://www.blogger.com/profile/16263107813619900521noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4784026675001070232.post-30035220484961500202017-10-05T10:47:16.534-03:002017-10-05T10:47:16.534-03:00Desculpe a discordância, mas quem estaria coberto ...Desculpe a discordância, mas quem estaria coberto de razão seria justamente Peter Bürger, em termos conceituais e históricos. Rigorosamente, quando se avalia um conceito não deve-se ficar restrito a sua presumida fonte originária, mas aos desdobramentos e assimilação societal no campo de análise. Mas se ficássemos restritos à Kant, ainda assim Burke está correto por vários motivos. A arte é um conceito historicamente localizado; como um ente não transcendental está ontologicamente condicionada pelo meio, inclusive para ser compreendida enquanto tal; por fim, em termos mundanos, Kant não é nada mais que um legítimo representante de uma burguesia ilustrada no século XVIII. A avaliação de Peter Bürger é precisa e pertinente...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4784026675001070232.post-40816935852654316092008-12-15T22:08:00.000-02:002008-12-15T22:08:00.000-02:00A leitura desse seu texto foi preciosa para mim. N...A leitura desse seu texto foi preciosa para mim. Não posso adiar mais a leitura da "Crítica da faculdade do juízo", obrigado!Marcello Jardimhttps://www.blogger.com/profile/00085286913708419262noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4784026675001070232.post-6065482051940588252008-12-15T13:08:00.000-02:002008-12-15T13:08:00.000-02:00Cicero,extremamente contudente.AbraçoCicero,<BR/><BR/>extremamente contudente.<BR/><BR/>AbraçoRibamar Carneirohttps://www.blogger.com/profile/03188241675627307609noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4784026675001070232.post-65966256372154996212008-12-15T09:57:00.000-02:002008-12-15T09:57:00.000-02:00Excelente, Cicero. @eta.Excelente, Cicero. <BR/><BR/>@eta.Aetanohttps://www.blogger.com/profile/12423831394078805062noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4784026675001070232.post-91182255477838221432008-12-15T01:14:00.000-02:002008-12-15T01:14:00.000-02:00CICERO, "A crítica elevada por ser a forma...CICERO,<BR/><BR/><BR/> <BR/> "A crítica elevada por ser a forma mais pura de impressão pessoal, a meu ver, em seu gênero, é, a seu modo, mais criadora que a criação, porque tem menos relação com um modelo qualquer exterior a ela mesma e é, na realidade, sua própria razão de existência e, como afirmavam os gregos, um fim em si mesma e para si mesma. Na verdade, não se encontra nunca aprisionada pelas cadeias da verossimilhança. Essas vis considerações de probabilidade, essa covarde concessão aos enfadonhos ensaios de vida doméstica ou pública, nunca a afetam. Pode-se apelar da ficção para o fato. Mas da alma não há apelo." (in Oscar Wilde; Obra Completa; pg. 1130 - o Crítico como Artista; Editora Nova Aguilar;2003)<BR/><BR/><BR/> "Isso quer dizer, ao julgarmos esteticamente uma flor, ou não conhecemos a sua finalidade, ou não a levamos em conta. Kant faz distinção entre a finalidade objetiva externa de um objeto, que é a sua utilidade, e a finalidade objetiva interna, que é a sua perfeição. Ambas pressupõem o conceito do fim do objeto. Ora, para considerarmos bela uma flor, não sabemos nem precisamos saber que tipo de coisa ela deve ser objetivamente, de modo que não a julgamos segundo a sua relativa aproximação a qualquer fim dado: não a consideramos enquanto técnica. Embora, quando a julgamos bela, a flor nos pareça dotada da forma da finalidade,ou,em outras palavras, ela nos pareça ter sido feita de propósito, tal finalidade ou propósito nada tem a ver com qualquer fim extrínseco ao próprio juízo estético: trata-se justamente por isso de uma FINALIDADE SEM FIM." (in Antonio Cicero; Finalidades sem Fim; pg. 198; Editora Companhia das Letras;2005) <BR/><BR/> <BR/>Abraço forte!<BR/>Adriano Nunes.ADRIANO NUNEShttps://www.blogger.com/profile/00383391694410580143noreply@blogger.com