28.7.14

Antonio Cicero no Teatro Poeira, às 20h dos dias 29 e 30 de julho























TEATRO POEIRATEATRO PENSAMENTO . ANTÔNIO CÍCERO29 e 30 de julho
A poesia escrita é capaz de transportar o leitor para uma dimensão do ser inteiramente diferente da dimensão cotidiana – pragmática, utilitária, instrumental – em que todo o mundo passa a maior parte da vida. Trata-se da dimensão poética do ser. Para que a poesia escrita seja capaz disso, entretanto, cada poema deve ser lido comme il faut. Não se lê um poema como se lê um artigo de jornal, um e-mail, uma postagem do Facebook. Para fruir-se plenamente um poema, deve-se mergulhar nele, e isso exige tempo. Ora, como tal dispêndio gratuito de tempo entra em choque com as exigências da dimensão instrumental da vida contemporânea, muitos afirmam que a poesia tornou-se obsoleta em nosso mundo. Penso que, ao contrário, o valor da poesia é ainda hoje imenso exatamente porque, ao provisoriamente preterir a dimensão instrumental em proveito da dimensão poética do ser, ela enriquece imensamente a vida humana.

Nos encontros no Teatro Poeira pretendo convidar os ouvintes a ler, comentar e mergulhar comigo em alguns grandes poemas, de modo que, através deles, alcancemos a dimensão poética do ser.




5 comentários:

Edgley disse...

Concordo. Por outro lado, acho que a poesia, em muitos casos,prende-se muito ao passado, às culturas grega e latina, a uma linguagem já pouco apreciada, a um discurso um tanto empolado que já não atrai, exatamente por refletir uma visão de mundo etnocêntrica, aristocrática e um tanto pretensiosa.

Antonio Cicero disse...

Edgley,

desculpe, mas a sua concepção de poesia, apesar de ser comuníssima, é que me parece datada, etnocêntrica e pretensiosa. Entre outras coisas, falarei sobre ela, no Teatro Poeira.

Letícia disse...

Oi, Antônio Cicero,

qual o horário lá hoje?

Um beijo!

Antonio Cicero disse...

Letícia,

é às 20h.

Bjs

Alcione disse...

Sr Edgley

Qual a cultura atraente? Não vejo referência sua, parece pretensioso o sr. e muito irritante!

Passar bem!