26.11.20

António Botto: "Quem não ama não vive"

 



Quem não ama não vive


Já na minha alma se apagam

As alegrias que eu tive;

Só quem ama tem tristezas,

Mas quem não ama não vive.


Andam pétalas e folhas

Bailando no ar sombrio;

E as lágrimas, dos meus olhos,

Vão correndo ao desafio.


Em tudo vejo Saudades!

A terra parece morta.

– Ó vento que tudo levas,

Não venhas á minha porta!


E as minhas rosas vermelhas,

As rosas, no meu jardim,

Parecem, assim caídas,

Restos de um grande festim!


Meu coração desgraçado,

Bebe ainda mais licor!

– Que importa morrer amando,

Que importa morrer d'amor!


E vem ouvir bem-amado

Senhor que eu nunca mais vi:

– Morro mas levo comigo

Alguma cousa de ti. 






BOTTO, António. "Quem não ama não vive". In: VIEGAS, Francisco José (org.). Cem poemas para salvar a nossa vida. Lisboa: Quetzal, 2014.

Nenhum comentário: