4.5.21

Antonio Carlos Secchin. "Linha de fundo"

 



Linha de fundo


Assim meio jogado pra escanteio,

volto ao poema, este local do crime.

Mas é o desprezo que melhor exprime

aquilo que no verso eu trapaceio.

Se nada do que digo me define,

cópia pirata de um desejo alheio,

revelo a ti, leitor, o que eu anseio:

um abutre no cadáver do sublime.

A matéria é talvez muito indigesta,

me obriga a convocar um mutirão

para acabar com toda aquela festa

de pétalas e plumas de plantão.

Memória derrubada pelo vento,

quero aqui só lembrar o esquecimento.





SECCHIN, Antonio Carlos. "Linha de fundo". In: SABINO, Paulo (org.). A estante dos poetas. Antologia. Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2020.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cícero, me indica um livro sobre poesia? Um livro mais técnico, que fale sobre as formas, métrica etc? Não tenho o menor talento, é a título de curiosidade mesmo rss

Antonio Cicero disse...

Caro Anônimo,

Gosto do livro do Décio Pignatari chamado "O que é comunicação poética", publicado pela Ateliê Editorial. Acho que você pode encontrá-lo na Internet. Said Ali tem um livro chamado "Versificação portuguesa", publicado pela edUsp. E é muito útil o "Pequeno dicionário de arte poética", do Geir Campos, publicado pela Editora Conquista.

Abraço