15.5.20

Waly Salomão: "RIO(COLOQUIAL-MODERNISTA).DOC"




RIO(COLOQUIAL-MODERNISTA).DOC



O deus que banha o Rio de Janeiro

fica murrinha nos dias sem sol.

Mas é só o sol brilhar:

o Rio arreganha suas sem-vergonhas,

e o deus experimenta

novíssimas aptidões

para o prazer.



Aí o deus e o Rio se esparramam no tempo,

sem ziquiziras.






SALOMÃO, Waly. "RIO(COLOQUIAL-MODERNISTA).DOC". In:_____. "Algaravias: câmara de ecos". In:_____. Poesia total. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

5 comentários:

Ferraz Neto disse...

Boa tarde, Seu Antônio. Hoje à noite rezarei muito:

Grimório de Santo Hermeto Pascoal, o Padre Ruivo

Reviva o Sol. Viva
De Flores, Folhas e Chuvas:
Pinte no ar Vivaldi.

Ferraz Neto disse...

Mais reza braba:

Oração para Gonçalves Dias

Na minha flauta, o vento sopra um canto
Que levanta meus olhos. Vendo os céus,
Contemplo o Sol. Não há mais nuvens, véus
E sombras sobre o Sol e o olhar. Encanto!

Sonho-me: sou poeta e semideus.
Em busca de um magnífico acalanto,
Em mim escrevo como um bruxo santo:
"Tupã Três Vezes Grande é meu Zeus!";

Mas logo todo o encantamento passa
E volto a ser esse matuto otário
Que bebe mé e ri sem pão e Graça.

Não mais escrevo. Sou um ordinário
Rapaz latino... E rezo a meu Messias,
Que não é Deus: é "só" Gonçalves Dias.

Ferraz Neto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Cantuária disse...

Antonio Cícero, tudo bem?

Tive o grande o prazer em conhecê-lo no premio de cinema e musica do ano passado, quando estava com meu pai, Vinicius.

Uma pena foi conhecê-lo sem saber que você era autor do poema/música Inverno, que me acompanha a muito tempo e que marcou minha vida. Como eu queria voltar no tempo e agradece-lo por essa obra prima naquele dia :)

Seguirei acompanhando o seu trabalho, qual tenho descoberto cada vez mais e ajuda nesses tempos.

Um grande abraço

João Cantuária

Antonio Cicero disse...

Caro João Cantuária,

fiquei feliz com as palavras que me enviou. Seu pai é um grande amigo meu e gostei muito de saber que a música "Inverno" o acompanha a muito tempo.

Muito obrigado e um grande abraço,
Antonio Cicero