TEATRO POEIRATEATRO PENSAMENTO . ANTÔNIO CÍCERO29 e 30 de julho
A poesia escrita é capaz de transportar o leitor para uma dimensão do ser inteiramente diferente da dimensão cotidiana – pragmática, utilitária, instrumental – em que todo o mundo passa a maior parte da vida. Trata-se da dimensão poética do ser. Para que a poesia escrita seja capaz disso, entretanto, cada poema deve ser lido comme il faut. Não se lê um poema como se lê um artigo de jornal, um e-mail, uma postagem do Facebook. Para fruir-se plenamente um poema, deve-se mergulhar nele, e isso exige tempo. Ora, como tal dispêndio gratuito de tempo entra em choque com as exigências da dimensão instrumental da vida contemporânea, muitos afirmam que a poesia tornou-se obsoleta em nosso mundo. Penso que, ao contrário, o valor da poesia é ainda hoje imenso exatamente porque, ao provisoriamente preterir a dimensão instrumental em proveito da dimensão poética do ser, ela enriquece imensamente a vida humana.
Nos encontros no Teatro Poeira pretendo convidar os ouvintes a ler, comentar e mergulhar comigo em alguns grandes poemas, de modo que, através deles, alcancemos a dimensão poética do ser.
Concordo. Por outro lado, acho que a poesia, em muitos casos,prende-se muito ao passado, às culturas grega e latina, a uma linguagem já pouco apreciada, a um discurso um tanto empolado que já não atrai, exatamente por refletir uma visão de mundo etnocêntrica, aristocrática e um tanto pretensiosa.
ResponderExcluirEdgley,
ResponderExcluirdesculpe, mas a sua concepção de poesia, apesar de ser comuníssima, é que me parece datada, etnocêntrica e pretensiosa. Entre outras coisas, falarei sobre ela, no Teatro Poeira.
Oi, Antônio Cicero,
ResponderExcluirqual o horário lá hoje?
Um beijo!
Letícia,
ResponderExcluiré às 20h.
Bjs
Sr Edgley
ResponderExcluirQual a cultura atraente? Não vejo referência sua, parece pretensioso o sr. e muito irritante!
Passar bem!